terça-feira, 23 de agosto de 2011

RENAULT DUSTER - O ECOSPORT KILLER VAI CHEGAR ATRASADO

Sabem, eu fico com cara de idiota diante de certas anormalidades no mercado nacional... Quer um exemplo? EcoSport, que macumba fizeram no jipinho pra vender tanto..?

Eu como estudante dedicado de Economia, suponho que o sucesso se deve ao forte investimento em pesquisa de mercado, atentando as necessidades e vontades apontadas pelo consumidor. E acertaram em cheio, por mais que eu não goste do EcoSport e nem daquele segmento de carrinhos populares com para-choques de plástico.

Continuando, acho que as pessoas que gostam de carro e prestam atenção já viram que EcoSport não tem concorrente a altura ( o Tucson vende bem, mas custa mais caro  ). Mas agora a Renault quer mudar isso. Há poucos anos (1999) a francesa se tornou proprietária da montadora romena DACIA, com a qual ja mantinha parceria. Assim, trouxe para os países em desenvolvimento, e até mesmo para a Europa, modelos mais populares, com plataformas mais simples e propostas mais honestas de veículos. Daí vieram Sandero e Logan, sucessos por aqui.  Em 2009 surgiu o protótipo do Duster, um SUV com desenho bem diferente do que seria vendido posteriormente. Vendido lá fora desde 2010, agrada ao consumidor pelo custo-benefício apenas, já que ele é simples demais para o mercado Europeu.


Particularmente acho que o carro vai chegar atrasado, aléas muito atrasado, cerca de 8 anos diante do líder da categoria. Não tem grandes novidades, é um SUV com interior de Sandero, que terá como opção a  tração integral ( capaz de torna-lo bem mais interessante ).

O lançamento está sempre previsto para alguma data, a data chega e nada... então vou informar apenas a última data de lançamento especulada, nem eu estou levando muita fé nisso, mas, pode ser que, por um acaso, quem sabe, talvez o Duster seja lançado em Novembro, com motores 1.6 e 2.0 já conhecidos da Renault, ambos flex, nas versões 4x2 e 4x4.

Preço, é sempre uma incógnita. Previsto para partir dos 50 mil, na versão mais simples e chegar aos 65, na mais completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário